BASE AÉREA DE BRASÍLIA HOMENAGEIA O PAI DA AVIAÇÃO

- 20 de julho de 2009 -

 

PREZADOS:

 

SEGUE ABAIXO A ORDEM DO DIA ALUSIVA AO PAI DA AVIAÇÃO PELOS 136 ANOS DE SEU NASCIMENTO, EM CABANGU, LOCAL TÃO AMADO PELOS BQUEANOS.


A SOLENIDADE ACONTECEU NA BASE AÉREA DE BRASÍLIA, ÀS 10H DA MANHÃ DE HOJE.


REGISTREI NA CONFRATERNIZAÇÃO A PRESENÇA DO TEN BRIG DO AR APRÍGIO EDUARDO DE MOURA AZEVEDO E DO BRIG DO AR SÉRGIO DE OLIVEIRA FREITAS.

 


O prezado Serginho e eu.

 


Eu e os prezados Serginho e Azevedo.


A MOTIVAÇÃO DAS DUAS FOTOS DA INSÍGNIA É REGISTRAR A PARTE DA SOLENIDADE EM QUE ELA FOI HASTEADA PARA HOMENAGEAR O MARECHAL DO AR, PAI DA AVIAÇÃO E PATRONO DA AERONÁUTICA, ALBERTO SANTOS-DUMONT.

 


A insígnia de cinco estrelas hasteada.

 


A insígnia de cinco estrelas oposta ao sol.  

 

ORDEM DO DIA

 

Brasília, 20 de julho de 2009

 

AO HOMEM COMUM NÃO É DADO VER SENÃO A REALIDADE DO SEU TEMPO, MAS O OLHAR DO SÁBIO VISLUMBRA O AMANHÃ, ATREVE-SE A DEFRONTRAR PARADIGMAS E CONCEITOS PETRIFICADOS.

ESTE COMPROMISSO EMPRESTA À VIDA UM SENTIDO DE CONTINUIDADE, E FAZ DA LUTA CONTRA O DESCONHECIDO UM OBJETIVO MAIOR, IMPULSIONADA PELOS GENUÍNOS DONS DE LIDERANÇA, INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE DE HOMENS E MULHERES QUE PROMOVEM, ASSIM, VERDADEIRAS REVOLUÇÕES NOS CAMPOS DO CONHECIMENTO HUMANO.

NESSE SENTIDO, AS PÁGINAS ÉPICAS DA HISTÓRIA SÃO RICAS EM PERSONAGENS QUE, DOTADOS DA IMAGINAÇÃO CRIADORA DE UM ARTISTA, VOAVAM NAS ASAS FANTÁSTICAS DE ÍCARO, MAS FALTAVA-LHES, AINDA, A EXATA CONSCIÊNCIA DESTA ARTE, O LAMPEJO CAPAZ DE LIGAR O ESPAÇO QUE SEPARA O QUERER DO REALIZAR.

EM 1906, ULTRAPASSANDO AS LIMITAÇÕES TEÓRICAS DA CIÊNCIA EM SUA ÉPOCA, UM BRASILEIRO DE MINAS GERAIS DEU GÊNESE A UM NOVO MUNDO E VOOU NO SEU FAMOSO 14 BIS. SEU NOME: ALBERTO SANTOS-DUMONT. A PARTIR DE ENTÃO, OS CAMINHOS DO HOMEM RUMO À CONQUISTA DOS CÉUS E DO ESPAÇO NÃO MAIS ENCONTROU BARREIRAS.

A SUA DEVOÇÃO À ATIVIDADE AERONÁUTICA SEMPRE TEVE O NOBRE PROPÓSITO DE GERAR BENEFÍCIOS À HUMANIDADE, ENCURTANDO O TEMPO ENTRE A DOR E O SOCORRO, PERMITINDO, TAMBÉM, QUE OS AVANÇOS DA SOCIEDADE CHEGASSEM, MAIS DEPRESSA, A LOCAIS MAIS LONGÍNQUOS.

HOJE, AO COMEMORARMOS O ANIVERSÁRIO DE UM FILHO TÃO ILUSTRE, A FORÇA AÉREA BRASILEIRA RECONHECE E REVERENCIA A SUA PRIVILEGIADA CAPACIDADE IDEALIZADORA PARA COLOCAR O NOME DO BRASIL NUMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NA HISTÓRIA MUNDIAL.
ABNEGAÇÃO, PERSEVERANÇA E COMPROMETIMENTO.

EIS O MAGNÍFICO LEGADO DEIXADO PELO PATRONO DA AERONÁUTICA BRASILEIRA ÀS GERAÇÕES DO PRESENTE.

REFLITAMOS SOBRE ESTES VALORES E SOBRE O QUE REPRESENTAM PARA NÓS, SOBRETUDO NOS MOMENTOS DOS GRANDES DESAFIOS DA NOSSA INSTITUIÇÃO.

QUE O EXEMPLO DE CORAGEM E O ESPÍRITO ALTRUÍSTA TRANSMITIDOS PELO “PAI DA AVIAÇÃO” SEJAM AS REFERÊNCIAS PARA AS ATITUDES DOS HOMENS E MULHERES QUE ENVERGAM O AZUL, NA INSTIGANTE MISSÃO DE MANTER SOBERANO O ESPAÇO AÉREO DESTA NAÇÃO, E EM CUJOS OMBROS REPOUSA A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR A TRAJETÓRIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA RUMO A NOVOS HORIZONTES, DIGNOS DE UM BRASIL FORTE, JUSTO E SOLIDÁRIO.

 

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO

Comandante da Aeronáutica

 

ABRAÇOS,
67-125 DE SOUZA