21 DE MARÇO DE 2009
ANTES DA CHEGADA DO PESSOAL, AS MESAS ESTAVAM EMBAIXO DA VARANDA – O FUNDO DA FOTO. ENTÃO O CALOR DO SOL COMEÇOU A INCOMODAR E RESOLVEMOS DESLOCAR AS MESAS PARA ONDE HAVIA UMA SOMBRA DE MANGUEIRA, SOBRE A GRAMA. DO LADO DE CÁ DA PISCINA DÁ PARA VER A ED DE PÉ DIANTE DA MESA PRONTA COM O PATO FEITO COM TUCUPI E UM JAMBÚ DE PRIMEIRA QUALIDADE, ADQUIRIDO NO DIA ANTERIOR NUMA CHÁCARA NÃO MUITO LONGE DAQUI. A PAELLA PARECEU GANHAR A PREFERÊNCIA DA MAIORIA E ESTAVA NUMA GRANDE PANELA, MAIS À DIREITA DA MESA. NÃO DÁ PARA VER, MAS PERTO DAS MESAS COLOCAMOS DUAS CAIXAS DE ISOPOR. QUANDO TROCÁVAMOS MENSAGENS SOBRE O ENCONTRO, FICOU COMBINADO QUE A BEBIDA SERIA TRAZIDA CONFORME O GOSTO INDIVIDUAL, PORQUE EU NÃO QUERIA TENTAR ADVINHAR AS PREFERÊNCIAS. CAPRICHEI NO GELO E O ALEVATO TAMBÉM TROUXE DOIS SACOS, DE MODO QUE O VINHO, A CERVEJA E O REFRIGERANTE FICARAM BEM GELADOS. POR FALAR EM VINHO, NA CHEGADA, O MB MOURA AZEVEDO JÁ FOI ME ENTREGANDO O MONOCASTA CASILLERO DEL DIABLO, UM VERDADEIRO CASO DE SUCESSO QUE É PRODUZIDO NO CHILE. PARA QUEM NÃO SABE, ELE TORNOU-SE LENDÁRIO, HÁ 100 ANOS, QUANDO O FUNDADOR DA CASA CONCHA Y TORO RESERVOU UM PEQUENO LOTE DOS MELHORES VINHOS QUE ALI SE PRODUZIAM PARA SEU USO PARTICULAR. NO INTUITO DE AFASTAR ESTRANHOS E CURIOSOS DO LUGAR ONDE GUARDAVA SUAS PRECIOSIDADES, COMENTAVA QUE O LOCAL ERA HABITADO POR UM DIABO. DAÍ O NOME, CASILLERO DEL DIABLO. APROVEITANDO, É BOM LEMBRAR QUE O PREZADO APRÍGIO FOI ABRAÇADO E CUMPRIMENTADO ENTUSIASTICAMENTE POR TODOS, EM VIRTUDE DA SÁBIA ESCOLHA DO PRIMEIRO QUATRO ESTRELAS DE NOSSA TURMA.
A ORGANIZAÇÃO DE UM ENCONTRO DE TURMA OFERECE SEMPRE MUITO SUSPENSE. A EXPECTATIVA QUE TIVE AO INICIAR A PLANILHA COM OS NOMES DOS BQUEANOS RESIDENTES EM BRASÍLIA E EM GOIÂNIA - TODA VEZ OTIMISTA - ERA DA VINDA DE VINTE E SETE BQUEANOS. DEPOIS ACRESCI MAIS DOIS, PORQUE O EDIVALDO E O ESTÁCIO CONFIRMARAM PRESENÇA. NO FIM, O OTIMISMO FOI AMARGADO POR QUASE METADE DE BAIXAS, E AGRAVADO PELA PASSAGEM RÁPIDA DO COMETA KIRCHNER, QUE NEM FOI VISTO POR METADE DOS PARTICIPANTES. NEM FOTOGRAFADO FOI!
MAS HOUVE GRANDES COMPENSAÇÕES: DIAS ANTES FALEI COM O "BAIXINHO", 67-120
(MAIS TARDE VINGOU "RABIOLA" - BAIXINHO COMBINAVA MAIS QUANDO ESTÁVAMOS NAS
MARCHAS, NO GROGOTÓ, E QUANDO AINDA ERA FORTE A LEMBRANÇA DO SERIADO
“COMBATE”). A VINDA DO MANSUR (DE OLIVEIRA) TAMBÉM FOI UM GOLPE DE SORTE, PORQUE ELE ESTAVA COM A CASA CHEIA E HAVIA MUITOS MOTIVOS PARA “FORFAIT”, MAS A VOZ DA AMIZADE IMPEROU E ELE COMPAECEU. IGUALMENTE SURPRESA FORAM AS PRESENÇAS DO CÁSSIO E DO EDIVALDO. ESTE, MESMO TENDO ANUNCIADO QUE VIRIA, QUALQUER QUE FOSSE O MEIO (FAB OU COMERCIAL), O FATO É QUE DE SEXTA PARA SÁBADO HOUVE O MAIS COMPLETO SILENCIO-RÁDIO E O GRUPO FICOU MESMO NO SUSPENSE, ATÉ ELE CHEGAR. A BOA VINDA DO CÁSSIO TAMBÉM PARA MIM FOI SURPRESA PORQUE O SEU TRABALHO, MUITAS VEZES, FOI IMPEDIMENTO PARA SUA PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES ANTEIORES.
O CAGERA E SUA ESPOSA CHEGARAM QUASE JUNTOS COM O KIRCHNER E SUA FILHA E COM O CÁSSIO. NESSA CHEGADA, O CASAL ME ENTREGOU UMA BOLSA, NATURALMENTE VAZIA E... ELA IA SER COLOCADA NO MEIO DA PISCINA, MAS ACABOU VOLTANDO AO SEU PROPRIETÁRIO SEM CHAMAR A ATENÇÃO. QUEM RECORDA DESTE TRECHO DE MENSAGEM? “A PROPÓSITO, ACHO QUE DEIXEI UM ISOPOR PEQUENO NA CASA DO CAGERA POR OCASIÃO DO NOSSO ÚLTIMO CHURRASCO, OU UMA BOLSA TÉRMICA, NÃO TENHO CERTEZA, SE ESTIVER SOBRANDO, É MEU.” FOI O QUE RENDEU RELATIVAMENTE AO ÚLTIMO ENCONTRO, QUANDO O ALEVATO DEIXOU UMA SACOLA VAZIA E FRUSTROU A EXPECTATIVA DE ALGUNS POR UMA GELADINHA. ENTRE MUITAS COISAS QUE CONVERSOU COM O GRUPO DESTACO A INSATISFAÇÃO COM A CAMISA RECEBIDA PELO ALEVATO, A QUAL DEVERIA SER SORTEADA NESSE ENCONTRO. POR QUÊ? NÃO CABIA NELE: UMA EXCEÇÃO À NATUREZA, PORQUE A CABEÇA PASSAVA, MAS O RESTANTE NÃO ÍA ALÉM DO OMBRO.
COMEÇOU, ENTÃO, UMA SÉRIA ENQUETE PARA A ESCOLHA (VEJA A IMPORTÂNCIA DO CASO: NÃO POR ANTIGUIDADE, NEM POR MERECIMENTO DO PRECADETE QUE FICARIA COM A CAMISA). CABERIA APENAS NO SERGINHO. NO FIM ELA FOI MESMO PARAR NO CANTÃO DO CAGERA. VAI AGUARDAR A VISITA DOS PREZADOS BQUEANOS, PARA BOAS COMEMORAÇÕES E CONVERSA SOBRE AS VITÓRIAS QUE ALCANÇAMOS TODO DIA.
PALAVRAS DE QUEM? DO ALEVATO, QUANDO LHE FOI PERGUNTADO SE A CAMISETA HAVIA CHEGADO: - CHEGOU E, COMO DIRIA O FALECIDO CLODOVIL, AMEI! AGORA, A CAMISETA É SACANAGEM, SÓ CABE NO QUEM QUEM (A GENTE QUER AGRADAR À NOVA ORTOGRAFIA, MAS É DANADO: “QÜEM-QÜEM” É MUITO MELHOR). VOU LEVÁ-LA PARA A TURMA BABAR COM O GP E A SEM MANGA JÁ FICOU EM CASA, VOU "ISTRIÁ" NO JOGGING DO FINAL DE SEMANA E MATAR O PARK WAY DE INVEJA. EIS AÍ A CAMISETA QUE DEU MUITA CONVERSA ANTES DO ENCONTRO DA TURMA. O SERGINHO JUROU QUE NÃO VAI SAIR COM ELA, MAS VAI USÁ-LA EM CASA, QUANDO ESTIVER NOS TRABALHOS DE MARCENARIA. SERÁ?
O ROGÉRIO (SAMPAIO, 67-110) E A MARTINHA TAMBÉM BRINDARAM A TODOS COM SUAS PRESENÇAS. ELE FOI UM DOS PRIMEIROS A TOMAR CONHECIMENTO QUE A REUNIÃO SERIA NO DIA 21. TALVEZ TENHA SABIDO CEDO DEMAIS. FELIZMENTE TENHO A PRÁTICA DE RELIGAR PARA O PESSOAL, RENOVANDO A LEMBRANÇA DO DIA E DA HORA E DE OUTROS DETALHES: A MARTINHA FICOU SABENDO DE VÉSPERA E, POR POUCO, A VINDA DO CASAL NÃO TERIA ACONTECIDO.
AQUI SEGUE UMA HOMENAGEM ESPECIAL AO PREZADO CÁCERES QUE, CONORME SUAS PALAVRAS, CONHECIA O CARDÁPIO PARAENSE APENAS POR NOTÍCIAS: DURANTE UM TEMPO CONSIDERÁVEL O 67-006 FOI, SOZINHO, O CONGREGADOR DA TURMA RESIDENTE AQUI EM BRASÍLIA. LEMBRO DOS CONTATOS, DAS REUNIÕES QUE ELE PROMOVEU E DA PRIMEIRA QUE FOI REALIZADA NO CLUBÃO, À BEIRA DO LAGO. A MARCA ESSENCIAL DO CÁCERES É A CONVERSA BOA, SÉRIA E OPORTUNA, SEMPRE EXTERNANDO O ANSEIO DE REUNIR O PESSOAL DISPERSO, QUE MAL SABE DA EXISTÊNCIA DESSE ESPÍRITO ADMIRÁVEL PRESENTE NOS GRUPOS DE BQUEANOS. AO CÁCERES VAI ESTE AGRADECIMENTO, PELO ESFORÇO E PELO EMPREENDIMENTO, AGORA ININTERRUPTO, EM PROL DAS REUNIÕES DOS ALUNOS DA EPCAR QUE AQUI RESIDEM.
E POR FALAR EM HOMENAGEM, É JUSTO PRESTAR UMA À MINHA ESPOSA, EDNILDA. NÃO APARECE, MAS PODEM IMAGINAR O TRABALHÃO QUE DEU PREPARAR OU CUIDAR DE TRÊS TIPOS DE COMIDA AO MESMO TEMPO. ALGUNS INGREDIENTES JÁ ESTAVAM NA FILA DE ESPERA, NO ENTANTO O CARNEIRO, O TUCUPI E O CAMARÃO TIVERAM QUE SER BEM GARIMPADOS. NÃO SEI SE ROLOU RECEITA, MAS, A RECORDAR AS PALAVRAS DO PREZADO CÁCERES, FIQUEI COM A IMPRESSÃO DE QUE O AGRADO FOI GERAL: “... O ALMOÇO ESTAVA SENSACIONAL... E PROVEI O FAMOSO PATO AO TUCUPI E EM ESPECIAL O EXÓTICO JAMBU (?), COMI ESPLENDIDAMENTE (PAELLA E CHURRASCO TB) E FUI ATÉ A SOBREMESA... EU ME SENTI MUITO À VONTADE NA SUA CASA... MUITO BEM ACOLHIDO. AGRADEÇO O ESMERO COM QUE NOS RECEBEU.”
PARA FECHAMENTO DA REUNIÃO, LEMBRO DE TER FALADO, PRATICAMENTE COM TODOS, SOBRE O BOHRER QUE, AO JUSTIFICAR A SUA NÃO VINDA, INSISTIU PARA QUE EU DISSESSE AO GRUPO QUE A PRÓXIMA REUNIÃO PODERIA SER LÁ NO JARDIM BOTÂNICO III, ONDE ELE MORA. MAIS TARDE, À MEDIDA DA CONVENIÊNCIA DE CADA UM, COMECEI A LEVAR OS COLEGAS PARA O PORTÃO, QUANDO DIZIAM QUE JÁ PRETENDIAM IR EMBORA; OS ÚLTIMOS NA DESPEDIDA, CONFORME RECORDO, FORAM O JEFFERSON COM A LÚCIA (NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A PLACA DO CARRO DO JEFFERSON É 67-67), O ALEVATO COM A SUZANA, O TONICO LEVOU O PORTUGAL DE CARONA E O PREZADO EDIVALDO FOI APANHADO PELO FILHO .
UM FORTE ABRAÇO A TODOS E ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO.
67-125 De SOUZA
|