GENERAL FARIAS RECEBE NOVAS DIVISAS Em sua recente visita ao Colégio Militar do Rio de Janeiro, o General-de-Exército Paulo Cesar de Castro, Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa, conferiu as divisas de General-de-Divisão ao nosso querido amigo Marco Antonio de Farias, atual Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial. Propositalmente, o General Castro resolveu fazer a entrega das divisas no dia 31 de julho de 2008, aproveitando a oportunidade ímpar de ter ali reunido, em sua homenagem, os corpos docente, discente e administrativo do CM, além da tropa da Companhia de Comando.
A cerimônia do Farias foi um ato simples, embora de grande significância para nós, seus companheiros de Turma. Suas divisas de General-de-Divisão foram colocadas em seus ombros pelo General Castro, que gentilmente convidou a esposa do promovido, Graça, para ajudá-lo nessa gratificante tarefa.
D. Graça é cumprimentada pela promoção do esposo.
Após a entrega das divisas, houve um breve pronunciamento do Comandante do CMRJ, Cel Cláudio Luiz de Oliveira, seguido de outro pronunciamento do General Castro. Ambos parabenizaram o General Farias pela promoção ao novo posto, e o último dirigiu ainda algumas palavras ao corpo de alunos, levando-lhes uma mensagem enfática sobre valores morais, dentre os quais a honestidade, a lealdade, a perseverança, o caráter, a dignidade e o respeito a si mesmo, ao próximo e ao patrimônio.
O que se seguiu foi um desfile dos alunos, com todo o garbo das tropas de Infantaria, Artilharia, Cavalaria e Comunicações.
Encerrado o desfile, fomos convidados para um café com os generais, mas não antes de posarmos em grupo em frente ao Palácio do Comando.
A Associação de Ex-Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – AEPCAR -, esteve representada pelo seu Vice-Presidente Ivanir Perdigão Ferreira.
Além do 67-160 Perdigão, os demais companheiros de Turma presentes foram 67-062 Maj Brig Ar Mendes - Comandante do III COMAR -, 66-203 Cottechia, 67-074 Amadeu, 075 Estácio, 136 William, 181 Raul, 238 Vieira, 280 Roosevelt, 382 Santos Oliveira e 68-317 Justiniano. O 67-032 Passos não pôde comparecer, mas ligou para o nosso General, enquanto estávamos lá, parabenizando-o pela promoção. É isso aí, garoto! Espírito de união é isso!...
Nós, da Turma de 67 – Turma Mete a Cêpa -, não só parabenizamos o mais novo General “Três-Estrelas” na praça, como lhe desejamos muita saúde, tranqüilidade e sucesso na nova função que lhe for imposta.
Seus amigos de Turma
Dois “meiasseteanos” recebem medalha Em solenidade ocorrida no dia 18 de julho de 2008 no pátio do III COMAR, foram agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont os nossos queridos amigos Capitão-de-Mar-e-Guerra Jaguarari Grams Gentil (66-318) e Ivanir Perdigão Ferreira (67-160). A cerimônia, assistida por diversas autoridades, teve entre elas nossos companheiros de Turma Major-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional – III COMAR; Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, Comandante-Interino do Comando-Geral de Apoio – COMGAP; e General-de-Brigada Marco Antônio de Farias, Diretor da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército - DEPA. Os demais da Turma ali presentes foram 66-203 Cottechia, 67-001 Bittencourt, 032 Passos, 075 Estácio, 096 Marinho, 243 Magalhães, 258 Tarcísio, 347 Alexandre, 377 Amorim e 382 Santos Oliveira. Ao publicar as fotos que se seguem, pedimos desculpas ao querido Perdigão por não constar mais fotos suas durante a cerimônia, principalmente, a do momento em que foi agraciado. Infelizmente não nos foi permitido ir até o local em que estava perfilado, no pátio, para receber a honraria.
Aos mais novos condecorados da Turma, os parabéns da Turma Mete a Cêpa! 67-382 Santos Oliveira
VIII CHUVASCO DE
ITAIPU ... E finalmente chegou o dia do tão esperado churrasco na casa do Passos – o já tradicional “Chuvasco do ∏Ks”. É bem verdade que não apareceram por lá tantos quantos os que haviam prometido comparecer. De qualquer forma, foi uma grande confraternização. Foram trinta e cinco ao todo os que lá estiveram, vários dos quais acompanhados de familiares. Em dado momento da “festa” chegou até a chuviscar, mostrando que São Pedro estava de olho e queria apenas lembrar que, se quisesse, tornaria o evento condizente com o nome que o consagrou... Mas, pensando bem, ele “aliviou”, deixando tudo correr solto, sem chuva, e até com alguns raios esparsos de sol. Valeu, São Pedro! A Turma Mete a Cêpa agradece! Um churrasqueiro foi contratado e dois bolos foram confeccionados: um, com a bolacha da Turma e o DOM da EPCAR; o outro, representando uma mesa, igual às do deque do CAer, com o balde de cervejas e os tira-gostos que costumamos pedir quando lá nos reunimos mensalmente. Haja criatividade!... Mas, o mérito maior ficou por conta da hospitalidade da dupla Passos e Eliana; principalmente desta - no fundo sabemos -, que deu um duro danado para preparar a casa e as guarnições para atender a todos os gostos... Por isso mesmo, a Turma de 67, ali representada pelo nosso Coordenador-Mor Estácio, fez entrega de um belo buquê de rosas a ela, em reconhecimento ao seu trabalho. Cabe aqui o nosso MUITO OBRIGADO, Eliana. Valeu!! Seguem-se algumas fotos tiradas durante o encontro para ilustrar esta reportagem. Com certeza muitas outras fotos serão enviadas por alguns componentes da Turma, através do Yahoogrupos, Googlegroups, ou ainda pelo Picasa. É só aguardar e conferir.
Ao Passos e à Eliana, donos da casa, ficam aqui registrados nossos sinceros agradecimentos por mais esse momento de alegria que nos proporcionaram. Valeu, e muito!!! Também não deixaríamos de agradecer àqueles que vieram de outras cidades e/ou Estados, para abrilhantar ainda mais essa confraternização. A todos, sem distinção, e de coração, nosso MUITO OBRIGADO pelo esforço e espírito de união demonstrados.
Recebam todos um fraterno abraço e até um próximo encontro.
67-382 Santos Oliveira
REUNIÃO REGIONAL MENSAL
Apesar de um encontro marcado para o dia seguinte, e a exemplo do que vem acontecendo há anos, a reunião mensal prevista no calendário do CAer do Rio não deixou de ser realizada. Apareceram por lá Marinho, Passos com a Eliana, Santos Oliveira, Estácio, Davi, James, Torres, Padoin, Moura, Raul com a filha Ana Carolina e o nosso queridíssimo Brig-do-Ar Sergio de Oliveira Freitas com a filha Nicole e o noivo Rands. Falou-se de aeromodelismo, do qual o Moura é um “expert”; foram lembrados alguns amigos que já partiram para o plano superior; relembramos alguns causos ocorridos em BQ; comentou-se sobre a Lei Seca, que atualmente nos priva do que mais gostamos de fazer durante as reuniões – tomar uma cervejinha gelada; enfim, arriscamos uma previsão de quantos iriam no dia seguinte no VIII Chuvasco de Itaipu... Tudo foi muito tranqüilo. E para ilustrar esta reportagem, seguem-se as fotos tiradas na noite.
Até um próximo encontro. Que Deus nos abençoe.
Com o meu abraço, Santos Oliveira
|