PROMOÇÃO DE OFICIAIS-GENERAIS 

O dia 31 de julho de 2009 foi marcado por dois eventos de relevância para a Turma de 67: um, pela manhã, em São Paulo, o da passagem de comando do IV COMAR, do Major-Brigadeiro-do-Ar José Roberto Scheer ao Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Pertusi; o outro, à noite, aqui no Rio, no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca, o coquetel em comemoração à promoção de três oficiais-generais - Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Maj Brig Ar Rafael Rodrigues Filho e Maj Brig Ar Robinson Velloso Filho.

 

Do evento em São Paulo falamos em outra reportagem. Já deste último, ocorrido no Rio, passamos a comentar agora.

 

A comemoração da promoção desses três oficiais-generais se deu num clima de muita descontração, de muita alegria, com música ao vivo, com um excelente bufê, sem discursos proferidos por qualquer dos homenageados, e, ainda, reunindo amigos de diversas Turmas. Foi, enfim, uma verdadeira festa de confraternização.

 

Antes mesmo de entrarem no salão do coquetel, os três homenageados já começaram a receber os cumprimentos dos convidados, fato que perdurou ao longo de toda a festa.


Ten Brig Mendes recebendo os cumprimentos do atual Diretor-Presidente da Associação dos Ex-Alunos da EPCAR, Rubens Morgado Villa Real.

 

No salão principal, onde se reuniu a maior parte dos convidados, via-se numa das paredes laterais três enormes painéis - de muito bom gosto, por sinal -, cada um dos quais com a figura de um dos oficiais-generais promovidos.  


Assim ficou o painel do nosso Mendão.

 


Mendão diante do seu painel. E não é que ficou bonito?!

 

Vários 'meiasseteanos' estiveram presentes nessa comemoração, entre eles dois outros dos nossos ‘quatro estrelas’ – Ten Brig Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo e Ten Brig Ar Antonio Gomes Leite Filho. E como não somos de perder oportunidades, registramos presença como mostra a foto a seguir.


Foto dos amigos de Turma que puderam  prestigiar o acontecimento.

 


Várias esposas também compareceram.

 


Foto de um grupo de 'meiasseteanos' vibradores.
Ao centro, de pé, o Maj Brig Ar Paes de Barros (69), amigão dos 67.

 

A ocasião serviu também para três representantes da AEPCAR – 65-281 Villa Real, Diretor-Presidende, 67-160 Perdigão, Diretor-Vice-Presidente e 67-096 Marinho, Diretor de Comunicação, respectivamente –, entregarem um documento emoldurado ao nosso grande amigo Ten Brig Ar Mendes, com os cumprimentos formais da Associação dos Ex-Alunos da EPCAR pela sua merecida promoção ao posto de Tenente-Brigadeiro-do-Ar. O quadro foi entregue pelo Perdigão, sob os olhares atentos de todos os amigos de Turma ali presentes.


Perdigão faz a entrega do documento.

 


Mendes sendo cumprimentado pelo Diretor-Presidente da Associação dos Ex-Alunos.

 


Mendes exibe o certificado ladeado pelos três representantes da AEPCAR.

 


Detalhe do certificado recebido pelo Mendes.

 

Como mais um detalhe, ao deixar o local do evento cada convidado recebeu o exemplar nº 9 do Noticiário da Aeronáutica – Notaer –, de 31 de julho de 2009, alusivo à promoção de Oficiais-Generais. Foi dessa edição que extraímos o quadro que se segue, com dados relevantes sobre o nosso Mendão. Deem uma lida.

 

Os componentes da Turma de 67 parabenizam os três homenageados dessa noite e desejam a todos muito sucesso nas suas novas missões.


Os três homenageados: Maj Brig Ar Rodrigues Filho, Ten Brig Ar Mendes e Maj Brig Ar Robinson.

 

Ao Mendes, em particular, agradecemos pelo convite de mais essa oportunidade de confraternização. A ele desejamos muita saúde e tranquilidade para desempenhar, com a mesma eficiência que já conhecemos, essa nova etapa da sua brilhante carreira.


Ten Brig Mendes com a esposa Rosária.

 

Até breve, amigo, e BOA SORTE! 

Santos Oliveira
 
santos.oliveira.ca@gmail.com

 


COMGAP PROMOVE FESTA JULINA

...E atendendo ao gentil convite de V. Exa. “o Comandante”, tivemos a grata oportunidade de participar de uma bela Festa Julina organizada pelo pessoal do Comando-Geral de Apoio, no PAMA do Galeão. A festa, realizada em duas noites seguidas, contou, entre outras coisas, com 17 barraquinhas de comidas típicas e bebidas das mais variadas, além de outras com jogos e brincadeiras para adultos e crianças: pescaria, boca do palhaço, jogo de argolas...

 

Sob uma enorme lona tipo “circo” as crianças ainda se esbaldaram com pula-pula, vídeo games, touro mecânico, prancha de surf mecânica, cama elástica e muito mais...



Assim ficou a lona com brinquedos para as crianças.

 

Mas não parou por aí. Música, é claro que não faltou! Foram dois ambientes, um com músicas de fundo, outro com forró ao vivo movido à zabumba, triângulo e safona. A Quadrilha foi um dos pontos altos da festa. Muita animação!



Detalhe do palanque com som ambiente. Ao fundo, as barraquinhas de jogos.


Vista das barraquinhas ao redor do campo de futebol soçaite.


Não faltou um barzinho caipira para servir drinques finos.


Os garçons-caipiras prestaram um serviço ‘de primeira’.


Doces, tinha de todos os tipos.

 

A iniciativa do COMGAP de “cobrar” 1kg de alimento como ingresso para a festa foi das mais louváveis e um sucesso. Todos cooperaram e saiu barato para quem atendeu ao apelo.

 

Da “Turma Mete a Cepa” compareceram cinco representantes. Pelo menos, na primeira noite!


Descontraído e vestido à caráter TB Leite é escoltado por amigos de Turma:
Passos, Roosevelt, Perdigão, Santos Oliveira e Estácio.

 

E nossas meninas simplesmente “abafaram”!



Sheila, Rita, Ana, Eliana, Juliana e Priscila.

 

Agradecemos ao Ten Brig Leite por mais essa oportunidade de entretenimento e de demonstração de união entre os ‘meiasseteanos’.

 

Aproveitamos a ocasião para reiterar o convite feito pelo Maj Brig Mendes para comparecermos à festa de comemoração da sua promoção a Tenente-Brigadeiro, a ser realizada no dia 31/07/2009, às 19h, no Clube de Aeronáutica da Barra da Tijuca. Será mais uma oportunidade de estarmos JUNTOS. Compareçam.

 

Até lá!

                                                                                                                                               Fotos: Cortesia de Estácio e Ana

Santos Oliveira
santos.oliveira.ca@gmail.com

 

 


III COMAR TEM NOVO COMANDANTE

 

Realizou-se no dia 17 de julho de 2009 a passagem de Comando do III COMAR. O Comando, que vinha sendo exercido pelo até então Major-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, da Turma de 67 da EPCAR, passa agora a ser exercido pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Elcio Picchi, da Turma de 69 daquela mesma Escola. A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim Rezende.  

Nosso amigo Mendes deixa a função de comandante do III COMAR para assumir novo cargo em Brasília, no Ministério da Defesa, já com a patente de Tenente-Brigadeiro-do-Ar a ser recebida nos próximos dias.

 

Com um belo discurso ele se despediu desta forma:

 

Ao assumir o cargo de Comandante do III COMAR, em 14 de abril de 2008, recebi, como é natural, muitos cumprimentos, abraços amigos, inúmeros votos de sucesso e, sobretudo, votos de que a sorte fosse minha constante e fiel companheira.

Confesso que, vencidos os momentos iniciais de euforia, fui envolvido por um sentimento misto de alegria, dúvida e preocupação. Será que a sorte seria parcela realmente preponderante para se alcançar o sucesso desejado? E se assim o fosse, seria a mesma um mero capricho do acaso ou poderia ser lapidada pacientemente, diariamente, como resultado de uma rotina de ações lógicas, moldadas a uma seqüência de acontecimentos nem sempre previstos ou controlados?

Na peleja entre as incertezas, dúvidas, novas emoções e alegrias, o tempo foi avançando e eis que chegou o dia em que sou compulsado, por força da rotina castrense, a concluir um período de intensa e privilegiada convivência profissional e social, composto das mais admiráveis e ricas experiências, não imaginadas por mim. Tenho que admitir: o exercício do cargo de Comandante do III COMAR foi, com certeza, uma das mais gratificantes e positivas lições de vida pessoal e profissional.

No início, avançamos entre muitas expectativas e apreensões, sempre torcendo para que a sorte, aquela tão desejada, fosse oportuna e amiga. Mas, o destino, camarada, permitiu que aos poucos esses sentimentos fossem se dissipando na medida em que aumentava o entrosamento entre comandante e comandados.

Do regulamentar respeito entre um militar mais antigo e os mais modernos, passamos à confiança e ao entusiasmo mútuos, gerando uma equipe com forte espírito de corpo e profundo sentimento de realização. Consolidou-se o necessário entendimento do que fazer e como realizá-lo. Uma vontade espontânea e motivadora cresceu e tornou possível e mais fácil o cumprimento da missão do III COMAR. Que agora, mais definida e assumida, consolidava-se na nossa missão!

É com justa razão que passo a elogiar e a reconhecer o competente e incansável trabalho executado pela valorosa tripulação do Terceiro Comando Aéreo Regional. A união de sentimentos reforçou o elevado espírito de corpo que, por sua vez, tornou nossa equipe mais forte e capaz de ultrapassar todos os obstáculos e dificuldades confrontadas.

É certo que vivemos momentos de grande alegria, satisfação e merecido júbilo. Mas, também é correto afirmar que na dor e nas atribulações soubemos nos comportar como verdadeiros soldados do ar, firmes, coesos e convictos, superando cada novo desafio com galhardia, competência e, sobretudo, com o foco permanente no cumprimento da missão a nós confiada.

Rendo, pois, nesta ocasião, as minhas mais calorosas e sinceras homenagens às mulheres e aos homens, civis e militares, pertencentes ao glorioso efetivo do III COMAR, que comigo estiveram, ombro a ombro, dia a dia, lutando de forma fervorosa e incansável por uma Força Aérea cada vez mais adestrada e sintonizada com as legítimas aspirações e necessidades de nossa região aérea. Foi uma honra e motivo de intenso orgulho tê-los comandado nessa notável jornada.

Acredito ser este o momento oportuno para expressar a minha profunda gratidão àqueles que me sustentaram e me incentivaram no exercício do honroso e instigante cargo de Comandante do III COMAR.

Ao Exmo. Sr. Comandante da Aeronáutica agradeço, com empenho, pelo crédito ao confirmar meu nome para o cargo de Comandante do III COMAR e pelo permanente apoio com que sempre me distinguiu. Suas oportunas orientações contribuíram, de forma decisiva, para o correto entendimento das responsabilidades e prioridades necessárias ao cumprimento da nobre missão de bem representar os interesses da Aeronáutica, na área de nossa jurisdição. Comandante, pela sua compreensão e pelo seu constante suporte, aceite V. Exa. os mais calorosos agradecimentos e a certeza do nosso respeito e elevada admiração.

Parte significativa do sucesso deste COMAR se deve às orientações e diretrizes emanadas do Comando Geral de Operações Aéreas, na figura do seu Comandante e amigo o TB Sandim. Fique certo V. Exa. de que a objetividade e a segurança com que apoiou este COMAR muito contribuíram e fortaleceram, entre os seus comandados, uma vez mais, a figura do líder pragmático e operativo, que sabe aliar, de forma natural, a motivação, a competência e a amizade, revigorando, dessa forma, nossa fidelidade e a respeitosa consideração dedicadas a V. Exa.

Registro o meu especial reconhecimento aos Comandantes de Guarnição. MB Josuá, BR Mendes, BR Malta e BR Robinson. A necessária unidade de comando e a exitosa coordenação das ações regionais, alcançadas no período, só foram possíveis devido ao incansável e competente trabalho de Vossas Excelências, em nome dos quais, também, agradeço à laboriosa participação dos seus respectivos efetivos. Todos juntos somos e seremos sempre mais fortes!

Aos Comandantes, Prefeitos e Chefes das organizações militares, diretamente subordinadas, dedico, com indisfarçável orgulho, o meu mais elevado sentimento de gratidão pelo excepcional trabalho realizado a frente de suas tropas, na constante busca da perfeição profissional. O legítimo espírito de corpo e a inabalável fé na consecução da missão a ser cumprida foram a marca registrada no exercício de suas lideranças. A soma de todos os seus esforços foi fator decisivo para a solidez administrativa e operacional deste Comando. Parabéns e sucesso a todos!      

Faço uma menção toda especial ao notável convívio desfrutado junto aos nossos ex-comandantes, chefes, instrutores e companheiros de caserna. que hoje usufruem, na reserva, o merecido descanso. Continuarei atento aos seus conhecimentos, conselhos e idéias. Agradeço, uma vez mais, suas sempre bem-vindas visitas e as constantes presenças em nossas cerimônias e eventos comemorativos. Pelas continuas demonstrações de apreço e amizade, ofereço, respeitosamente, a todos os meus sinceros votos de muita saúde e felicidades. Permanecerei, com prazer, a inteira disposição de todos. Até breve!

No passado, não muito distante, o destino uniu, não por acaso, um punhado de jovens com semelhantes aspirações e o gosto comum pela aviação. O tempo robusteceu nossa amizade e agigantou nossas crenças nos nobres valores ensinados nas escolas da Força Aérea Brasileira. Hoje reconheço em cada dos senhores o verdadeiro amigo, o companheiro certo das horas incertas, a nos incentivar e apoiar nas vitórias ou nas perdas. Um forte e fraterno abraço aos amigos da Turma 67 da EPCAR, a "Turma Mete a Cepa", e da Turma 71 da AFA, a "Turma Pacó". A esquadrilha é e sempre será um punhado de amigos...

Ao amigo e dileto substituto, MB Picchi, e a sua esposa Lisane e filhos, apresento os mais efusivos votos de boas-vindas. Desejo a V. Exa. todo o sucesso, de que é merecedor, no honroso cargo que ora lhe será entregue. Tenha V. Exa. a certeza de que sua tripulação está pronta para o combate e a missão bem compreendida e devidamente brifada. Bons vôos e bons pousos.

Reservo, neste momento, o meu melhor e mais especial agradecimento para a minha querida família. Tenho a plena e mais sincera convicção de que se alcancei algum sucesso e se em algum momento fui realmente feliz, devo isso ao amor incondicional, pleno e permanente de minha incansável, paciente e carinhosa esposa e fiel companheira Rosária. A minha querida filha, Patrícia Maria, rogo que perdoe a minha indesejável e constante ausência física, embora sempre presente em meus pensamentos e orações. A vocês ofereço o meu eterno amor.

A Deus agradeço o dom da fé e a graça da saúde, verdadeiros sustentáculos que me permitiram trabalhar com entusiasmo e vigor, acreditando sempre na vitória dos melhores resultados. Que Ele continue sendo fonte inspiradora e fortaleza dos nossos mais elevados anseios em benefício de uma Força Aérea cada vez mais coesa e capaz na busca, incessante, da plena realização de sua destinação constitucional.            

Finalmente, agradeço a todos que participam desta cerimônia. Suas presenças, além de muito nos honrarem, conferem especial distinção a este evento e nos enchem de orgulho e satisfação.

Muito obrigado pela atenção.

A solenidade reuniu várias autoridades civis e militares, e, dentre estes, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente- Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; o Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto Macêdo; além do Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim Rezende, que, como já dissemos, a presidiu.

 

Da nossa Turma, além do Major-Brigadeiro-do-Ar Mendes, os oficiais-generais que lá estiveram foram o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica; o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Gomes Leite Filho, Comandante-Geral de Apoio; e o General-de-Divisão Marco Antonio de Farias, Comandante do 1º Exército do Comando Militar do Leste, que embora hoje integrando o quadro do Exército, jamais deixou de estar ligado ao nosso meio – Ex-alunos da EPCAR –, origem da sua carreira militar. Além destes, tivemos um bom número de amigos da Turma Mete a Cepa. Salvo erro ou omissão, foram eles: Perdigão, Osmar, Estácio, Gouveia, Passos, Terço, Cotecchia, Rebelo, Gustavo, Amadeu, Moreira Dias, Roosevelt, Reale, Raul, Alexandre, Assunção, Santos Oliveira e Coré. Tivemos ainda Bittencourt, Tarcísio e Seixas, que não se encontram na foto.

 

A solenidade foi seguida de coquetel, durante o qual o novo Comandante recebeu os cumprimentos. A este, a Turma de 67 da EPCAR deseja os mais sinceros votos de sucesso na nova missão. Ao que deixa o cargo, nosso querido “Mendão”, que continue a exercer com a mesma garra e eficiência a nova função de Secretário da SPEAI – Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa. Aproveitamos esta oportunidade para noticiar que a recepção do novo cargo acontecerá no dia 6 de agosto de 2009, às 15h30min, no 6º andar do Ministério da Defesa. Caso haja aeronave disponível para que possamos assistir a mais essa solenidade, com certeza alguns membros da nossa Turma estarão lá para acompanhar o evento.

 

Ainda no coquetel, o vice-presidente da Associação de Ex-Alunos da EPCAR, Ivanir Perdigão Ferreira, representando a entidade, fez a entrega de um diploma ao Major-Brigadeiro Mendes pelos relevantes serviços por ele prestados à Associação, durante toda a sua gestão.

 



Em discurso, Maj Brig Mendes se despede do III COMAR.

 


Momento da passagem de Comando.

 


Maj Brig Mendes passa o Distintivo da Organização Militar – DOM –, ao novo Comandante.

 


Ten Brig Sandim deseja sucesso ao Maj Brig Mendes na sua nova missão.

 


Maj Brig Picchi recebe do Ten Brig Sandim as boas-vindas e desejos de sucesso na nova jornada.

 


Gen Farias ao lado do novo Comandante do III COMAR, após os devidos cumprimentos.

 


Maj Brig Mendes recebe diploma da AEPCAR.

 


Mendes exibe seu diploma.

 


Membros da Turma de 67 com o atual Comandante da EPCAR, Brig-Ar Alvani Adão da Silva, da Turma de 72.

 


Os que representaram a “Turma Mete a Cepa”.

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com

 


IX CHUVASCO DE ITAIPU
11 de julho de 2009


 

Caramba!... Como o tempo passa rápido! Parece que foi ‘ontem’ que estivemos reunidos para o VIII Chuvasco em Itaipu, e não é que já estamos falando do nono encontro? Pois é... Aconteceu.

 

Este ano, a exemplo do ocorrido no Churrecreio do Coré, a grande inovação no Chuvasco do PKs foi a contratação de um bufê. Parece que essa medida vem sendo bem recebida pelos participantes. Quem sabe, daqui a pouco, não teremos mais que nos preocupar em levar nada para esse tipo de encontro a não ser a boca?! Sai barato pra todo mundo, dá menos trabalho e ainda sobra um tempinho para os promotores ou anfitriões da festa se divertirem tanto quanto os visitantes.

 

Como de costume, bolo não faltou. Aliás, foram dois. Ficaram bonitos e... Hummmm!... Uma delícia!
 


Um dos bolos tinha estampados a bolacha da Turma e o DOM da EPCAR...


...O segundo bolo veio com a estampa da fachada da EPCAR, extraída da revista comemorativa dos 60 anos da nossa Escola. Ficou um barato!


 

A insígnia da Turma também não foi esquecida.



...L
á estava ela!

 

Durante o churra, e em nome da Turma de 67, nosso Grande Guru, Estácio, presenteou a dona da casa com um mimo: um anel, que na verdade escondia sob sua pedra um relógio. (Opa!... Seria um desses “transformers”?!).

O fato é que D. Eliana ficou toda prosa!

 


Eliana sendo presenteada.

 


Eliana admirando o anel.

 


Detalhe do relógio ao levantar a pedra que o cobre.

 

Como era de se esperar a Turma Mete a Cepa compareceu em grande número. Fomos quarenta e sete, sem contar os acompanhantes. Resultado: sucesso total, mais uma vez!

 


Assim ficou o nosso grupão.

 


E vejam como ficou o grupão das meninas!

 

O nosso querido Santa Rita surpreendeu todo mundo ao levar consigo para o Chuvasco nada menos que a sua mãe. Até aí, nada de mais, ou de surpreendente. Só que a distinta, elegante e simpática senhora mais parece uma irmã dele. Deem só uma olhada na foto abaixo. Caramba!... Eu queria ter uma mãe assim!... Te cuida, Santa Rita!



Marta fez questão de tirar uma foto entre Santa Rita e sua mãe.

 

 Aproveitando-se da oportunidade de estarmos todos reunidos para tirar a foto do grupão, pudemos fazer vários anúncios. E, independente da ordem em que foram feitos, um deles foi sobre o convite formalizado pelo nosso querido amigo Major-Brigadeiro Scheer para que compareçamos à solenidade da sua entrega de comando prevista para o dia 31 de julho, sexta-feira, às 10h00min, lá no IV COMAR. Tudo indica que haverá uma ou duas aeronaves para transporte do pessoal que sai do Rio de Janeiro. O que fizemos então, naquele momento, foi começar a rela dos que pretendem ir à cerimônia. Em princípio, nove já estão relacionados. Os interessados devem ligar rapidinho para o Estácio (21)2504-1035 ou (21)8749-0215, dando o nome completo e, provavelmente, dados da identidade. Agora resta saber quantas vagas estarão disponíveis para o pessoal da Turma Mete a Cepa, já que autoridades e membros de outras Turmas também deverão ir. Logo, logo, seremos informados a respeito e passaremos a bola a vocês...

 

Estácio oficializou a data das comemorações dos quarenta anos de matrícula do nosso pessoal no CFPM. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2010 em Parnamirim. A convocação é extensiva a todo o pessoal de BQ (incluindo os reps), mesmo que não tenham ingressado no Curso de Formação de Pilotos Militares, e aos PQDs. Novas informações serão dadas à medida que formos nos aproximando da data do evento.

 

Os outros anúncios foram:

No dia 17, sexta-feira, às 10h00min, o (por enquanto) Major-Brigadeiro Mendes passará o comando do III COMAR para o Major-Brigadeiro Picchi, da Turma de 69. Mendão conta com a nossa presença. Traje: Passeio completo.

 

O Tenente-Brigadeiro Leite convida todos da Turma para participarem de uma Festa Julina a ser realizada nos próximos dias 17 e 18, a partir das 19h00min, no PAMA do Galeão. Traje: caipira (não obrigatório). Pede-se levar 1 kg de alimento não perecível.

 

No dia 31 de julho, a partir das 19h00min, no Clube de Aeronáutica da Barra, haverá um coquetel em homenagem ao Mendão pela recepção da sua quarta estrela. Quem puder dar uma chegadinha lá, dê. Eu vou! Traje: Passeio completo.

 

E por último, entre os avisos dados, foi o da questão dos voluntários que vem contribuindo para a manutenção da nossa página na Internet desde a sua criação. Um bom número de ‘precas’ já contribuiu, em meses distintos, seguindo um cronograma acordado há quase três anos. O valor atual da contribuição é de R$102,00. Como a rela estava chegando ao seu final, precisávamos que (de preferência) novos contribuintes dessem seus nomes para que pudéssemos escalar quem iria pagar nesse ou naquele mês. De cara, cinco se pronunciaram durante o churrasco. Temos agora contribuintes escalados até o mês de fevereiro de 2010. Quem mais quiser se candidatar envie-me um email e eu escalo para os meses seguintes. O boleto bancário chega sempre entre os dias 5 e 8 de cada mês, com vencimento no dia 10. Assim que chega, eu encaminho para o “bola da vez”.

 

Participaram desse IX Chuvasco os seguintes BQanos: 66-266 Gouveia, 318 Jaguarari, 67-003 Porfírio, 004 Ferreira, 006 Caceres, 030 Ávila, 032 Passos, 059 Torres, 065 Ney, 074 Amadeu, 075 Estácio, 080 Santarém, 100 Almeida Rosa, 102 Cabral, 103 Chadud, 106 Vítor, 123 Galvão, 126 Seixas, 131 Fedozzi, 136 William, 137 Lourival, 140 Celso, 150 Rebêlo, 158 Sovat, 159 Souza, 160 Perdigão, 161 Santos Filho, 174 João Francisco, 189 Teixeira, 195 Stelling, 212 Santa Rita, 213 Saulo, 220 Leite, 232 Lozano, 242 Ketzer, 259 Vanderlei Guimarães, 275 Berndt, 281 Lyrio, 296 Moreira Dias, 314 Padoin, 316 Diragitch, 335 Edivaldo, 347 Alexandre, 362 Terço, 377 Osmar, 382 Santos Oliveira e 389 Sérgio Ramos. Como já visto numa das fotos anteriores, várias esposas também estiveram lá.

 

Perdigão, atual diretor-vice-presidente da AEPCAR, fez sorteio de um exemplar da revista comemorativa dos 60 anos da EPCAR. O ganhador foi o João Francisco. Parabéns ao sortudo!

 


João Francisco recebe seu prêmio.

 

Outras fotos registradas durante o Chuvasco

 


Miudinho e Teixeira.

Stelling, Perdigão e Osmar.

Xandinho e Ketzer.

No sentido anti-horário: Almeida Rosa, Ney, Edivaldo, Santarém, Amadeu, Padoin, Torres e Chacal.

Regina, Sergio Ramos, Fedozzi, William, Suzana e Cristina.

Lyrio, Perdigão, Vanderlei Guimarães e Celso.

Torres, Chacal, Almeida Rosa, Rebêlo, Ney, Edivaldo, Santarém, Amadeu e Santos Oliveira.

Teixeira com a linda netinha.

Santos Oliveira, Regina, William, Suzana, Fedozzi e Cristina.

Santos Oliveira, Caceres e Alexandre.

Padoin, Sergio Ramos, Losano e Torres.

Diragitch, Jaguarari e Gouveia “Xixi Girl”.


Ana Cristina e Maria Cristina durante um animado bate papo. Sheila ao fundo.

 

Agradecemos a todos pela presença. Principalmente aos que vieram de longe (de Araruama, de São Paulo e de Brasília), pois sabemos das dificuldades que enfrentam para chegarem até nós nesses encontros. Saudamos também nossos irmãos Leite e Lozano, debutantes no Chuvasco.

 

Ao Passos e à Eliana nosso MUUUUUITO OBRIGADO por cederem o espaço e por nos proporcionarem mais esse momento de alegria, de lembranças e de união. Um BEIJO GRANDE pra vocês. Valeu!!!

 


Passos e Eliana: os donos da festa.

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com


 


REUNIÃO REGIONAL MENSAL

Clube de Aeronáutica – Rio de Janeiro

Reunião de 10 de julho de 2009       

 

   

No dia anterior ao IX Chuvasco de Itaipu oito gatos pingados se reuniram no CAer do Rio. Foram eles: 66-203 Cotecchia, 67-032 Passos, 059 Torres, 075 Estácio, 096 Marinho, 220 Leite, 314 Padoin e 382 Santos Oliveira. Já prevíamos um baixo quorum nessa noite já que o grande acontecimento da semana seria o do dia seguinte. De qualquer forma, estivemos lá; não só para cumprir o calendário de reuniões da Turma, mas principalmente para curtir um momento de bate papo e degustação. Foi legal!... Aliás, sempre é.

 

Tiramos algumas fotos.

 

 
Padoin, Leite, Marinho e Estácio.

 


Santos Oliveira e Torres.

 


Torres, Marinho, Passos, Santos Oliveira e Estácio. Efeito fotográfico? Que nada!... Foi barbeiragem mesmo de um garçom que se prestou a tirar a nossa foto. Presumimos que ele não tenha passado no teste do bafômetro ao se dirigir para o Clube.

     

      A parte mais hilária da reunião foi um comentário feito pelo nosso grande líder, guru e mentor, Estácio. Imaginem vocês que o rapaz, em dado momento da conversa, disse que antes de ir para o CAer havia jogado futebol no Colégio Militar. Ao ser indagado sobre as suas atuais condições físicas, meteu essa: - “Eu to legal... Agora então que emagreci um pouco, sinto-me lépido qual uma gazela!” Pode uma coisa dessas? Já imaginaram o Marrom do alto dos seus 1,88m, aliados aos seus 110kg de peso corporal, sentindo-se como uma gazela?!... Pô, é demais pra nossa Turma, não é não?!... A gente não merece isso!... O que pensarão de nós?!... Tenham a paciência!

 

Com essa eu até termino a reportagem.  

Até amanhã. A gente se vê no Chuvasco do PKs.

 

Santos Oliveira

santos.oliveira.ca@gmail.com