MEUS SESSENTA ANOS

(Comemorado em 17 de maio de 2008)

 

Amigos de 67,

Após ter feito inúmeras reportagens sobre reuniões mensais, encontros, passagens de comando, notas de felicitações, anúncios em geral, enfim, sobre fatos relacionadas à Turma de 68, eis que nesse momento me dou ao desplante – querendo vocês ou não –, de falar de mim mesmo, visto que a ocasião é oportuna.

Foi com imensa satisfação que consegui reunir, no dia 17 de maio, amigos de 67 e de 68  para comigo comemorarem mais uma data marcante em minha vida – meus sessenta anos. Essa confraternização entre amigos de longa data, muitos dos quais acompanhados de seus familiares, só fez abrilhantar ainda mais o acontecimento.  Houve um pouco de tudo: um bom buffet, música ambiente, uma apresentação musical de dois dos meus filhos, Leonardo e Leandro, a pedido meu, um bolo com as bolachas das minhas duas Turmas do coração, 67 e 68, e o distintivo da EPCAR.

Agradeço a Deus por ter-me concedido a dádiva de chegar a essa idade com saúde, com disposição para o trabalho, com alegria e vontade de viver, e, além de tudo, com o reconhecimento de vocês, o que, sem dúvida alguma, não tem preço! Que essa mágica amizade que se instalou entre nós, há quarenta anos, perdure para sempre, fazendo com que nos sintamos, cada vez mais, em família.

     Dessa vez, não vou divulgar o nome dos que compareceram à festa, como faço habitualmente; seria uma longa lista. Mas, por certo, foi um número que superou as minhas expectativas. E como se isso já não  bastasse, houve ainda inúmeros telefonemas de amigos-irmãos que me ligaram ao longo da semana, alguns dos quais de outros estados e até do exterior. Enfim, são essas coisas que nos deixam felizes e sentindo-nos amados por essa legião de amigos.

Quero agradecer, sensibilizado, a três pessoas em particular (mas logo explicando o porquê, para não parecer bajulação!): uma é o Farias, 67-061, grande amigo General-de-Brigada, Ex-Comandante da AMAN e atual Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial do Exército (DEPA), que, com bastante antecedência, já havia me avisado que estaria em Mato Grosso a serviço e que chegaria no Rio exatamente no dia da festa. Se chegasse a tempo, compareceria. E não é que ele e a Graça, sua esposa, lá estiveram?! A segunda pessoa é a Rosária, esposa do nosso não menos querido amigo Major-Brigadeiro Mendes, “o Mendão” (67-062) – atual Comandante do III COMAR -, que, mesmo sendo o dia do aniversário dela, deu-nos a honra da presença. A ela, pouco antes de cortarmos o bolo, os Coordenadores das Turmas de 67 e de 68 – 67-075 Estácio e 68-291 Temístocles, respectivamente – em nome das duas Turmas prestaram uma homenagem, entregando-lhe um arranjo de flores pela passagem da sua data natalícia. Finalmente, a terceira pessoa, meu irmãozinho do coração Brandão, 68-115, que, com a esposa Zete, despencaram-se de Floripa para nos prestigiar.

Os demais aniversariantes do mês de maio ali presentes, independente de terem sido ou não alunos da EPCAR, foram chamados à frente, para comigo dividirem aquele momento. Foi a maneira que encontrei para homenageá-los também.

Por tudo e a todos, agradeço. Valeu, mesmo, pessoal! Deus lhes abençoe.

Seguem-se algumas fotos registrando momentos do evento.

 

 

 

Com o meu abraço,

Santos Oliveira


REUNIÃO REGIONAL MENSAL
Clube de Aeronáutica – Rio de Janeiro

Reunião do dia 9 de maio de 2008

(Dessa vez, em forma de ata)

 

      Aos nove dias do mês de maio do ano de 2008, segunda sexta-feira do mês, a partir das 18:30h, reuniram-se no Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro quinze BQanos da Turma Mete a Cêpa, a maioria residente nesta metrópole. Cumpridas as exigências e quorum mínimos para o início da reunião, dela fizeram parte: 67-004 Ferreira, 022 Rufino, 032 Passos, 059 Torres, 062 Mendes, 075 Estácio, 096 Marinho, 160 Perdigão, 161 Santos Filho, 215 Celson Fiuza, 273 Guedes Peixoto, 281 Lyrio, 296 Moreira Dias – o “Crica” -, 314 Padoin e 382 Santos Oliveira. Damas, apenas duas: Kátia e Sheila. Agregado: 54-022 Datena, que nos deu a honra de sentar-se à nossa mesa, sem nos fazer “pagar dez”.

     

A convocação teve caráter puramente informal, embora para tratar seriamente das seguintes questões:

 

A. Lembrar, durante a reunião, que no dia 17 de maio próximo haverá mais um encontro de membros da Turma, para o qual, aliás, alguns ainda não confirmaram;

 

B. Comer todo e qualquer petisco, desde que contidos no cardápio do clube;

 

C. Lembrar, pela segunda vez, durante a reunião, que no dia 17 de maio próximo haverá mais um encontro de membros da Turma, para o qual, aliás, - caramba! -, muitos ainda não confirmaram;

 

D. Beber todo e qualquer tipo de bebida, desde que fornecida pelo clube, mas com moderação;

 

E. Lembrar, pela terceira vez, durante a reunião, que no dia 17 de maio próximo haverá mais um encontro de membros da Turma, para o qual, aliás, - que saco! -, uma pá de gente ainda não confirmou;

 

F. Jogar conversa fora, sem falar mal da vida alheia;

 

G. Lembrar, pela quarta e última vez, nesta reunião, que no dia 17 de maio próximo haverá mais um encontro de membros da Turma, para o qual, aliás, - putzs grila! -, um montão de gente ainda não confirmou.

 

       Na ausência de um livro de atas e como testemunho das presenças, registramos, em fotos, o que se segue abaixo.

 


Santos Filho, Rufino, Passos e Lyrio.

 


Lyrio, Passos, Rufino, Santos Filho e Marinho.

 


Estácio, Ferreira e Celson Fiuza.

 


Marinho, Guedes Peixoto, Torres e Padoin.

 


Santos Oliveira, Maj. Brig. Mendes, Perdigão e Sheila.

 


Foto do grupão (I).

 


Foto do grupão (II).

 


Celson Fiuza, Torres, Padoin, Moreira Dias, Santos Filho, Guedes Peixoto e Passos.

 


Moreira Dias e Kátia.

 

       Após serem tratados todos os assuntos em pauta; após bebermos “todas” (à exceção do Comandante do III COMAR – Maj Brig Mendes -, que esteve conosco todo o tempo e que se limitou a beber o seu guaraná básico!); após petiscarmos tudo o que tínhamos direito e sem mais a discutir, retiramo-nos do recinto com a sensação de mais um dever cumprido.

     

Ficam, desde já, convocados para a próxima reunião, todos os meiasseteanos que compareceram a esta, além dos que não puderam fazê-lo.

 

       Sem mais, eu, 67-382 Santos Oliveira, lavrei esta ata, que vai por mim assinada.

 

                                           Rio de Janeiro, 9 de maio de 2008.